Procedimento cirúrgico moderno e minimamente invasivo, com o objetivo de reduzir a necessidade de correção visual por meio de óculos ou lentes.
Os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) se estabelecem quando a imagem não é focalizada sobre a retina, e, portanto, a visão não é nítida.
A córnea é a parte mais externa e a principal lente do olho. Remodelando a córnea com laser, é possível focalizar com mais precisão a luz na retina e, assim, corrigir os erros refrativos.
Atualmente, em mais de 90% dos casos, a cirurgia refrativa permite ao paciente independência total dos óculos.
Quais são as técnicas de Cirurgia Refrativa?
É removida a camada superficial da córnea (epitélio) e, em seguida, é aplicado o Excimer Laser. O laser promove um remodelamento da córnea, corrigindo o grau do paciente com grande nível de precisão e segurança.
Após o procedimento, é colocada uma lente de contato temporária para proteção e cicatrização da córnea.
É realizado um flap (corte ultrafino na córnea em formato de disco) com o Laser de Femtossegundo, o que permite a aplicação do Excimer Laser na camada mais interna da córnea. Sendo assim, há menor superfície a cicatrizar e a recuperação visual é mais rápida.
A técnica de FEMTO LASIK é totalmente a laser, ou seja, sem a necessidade de uso de lâmina do LASIK tradicional. Como são utilizados 2 lasers, é uma cirurgia com o custo mais alto que o PRK.
O médico especialista em cirurgia refrativa, ao analisar os exames pré-operatórios detalhados, idade e grau, irá definir a técnica ideal e mais segura para cada paciente.
As duas técnicas têm o resultado final similar com alta taxa de sucesso, previsibilidade e segurança.
No dia dos exames e da cirurgia: suspender o uso de lentes de contato gelatinosas no mínimo 3 dias antes e 7 dias antes para lentes rígidas.
É utilizado anestésico tópico (colírio) para evitar desconforto durante o procedimento.
A cirurgia refrativa não é considerada um procedimento doloroso.
Geralmente é realizada em ambos os olhos simultaneamente e a duração média da cirurgia é de 15 minutos.
Não é necessária a internação antes ou após a cirurgia. O paciente é liberado logo após o procedimento.
O pós-operatório do LASIK é bastante confortável. O paciente pode sentir uma leve sensibilidade à luz, sensação de areia nos olhos e leve embaçamento. No dia seguinte à cirurgia, o paciente já pode realizar a maioria de suas atividades.
No PRK, ocorre um desconforto inicial, com ardência, lacrimejamento, sensação de areia no olho, fotofobia e oscilação da visão (principalmente nos primeiros 4 dias). Em poucos dias, o paciente já estará confortável e com uma visão funcional. O resultado final ocorre por volta de 2 meses.
A recuperação no LASIK é um pouco mais rápida do que no PRK, no entanto, não existe diferença significativa entre as duas técnicas no resultado visual final. Ambas são extremamente eficazes.
A Cirurgia Refrativa tem riscos?
A correção visual a laser é um procedimento extremamente seguro quando realizado pelo especialista em cirurgia refrativa.
Apesar de extrema precisão do laser, um grau residual pode existir após a cirugia. Geralmente esse grau é baixo, então não atrapalha a visão e permite a independência dos óculos.
A ocorrência de infecções é um risco em qualquer procedimento cirúrgico. Nesse tipo de cirurgia, o risco é muito baixo e minimizado através do uso de colírios antibióticos no pós-operatório.